logo

Cap. 159

Westwood (ou Moses ou Murder Moe Bufford, como queiram) está sentado na capela, olhando para um crucifixo atrás do altar em busca de alguma resposta ou inspiração para a conversa que sabe que precisa ter com irmã Bridget.

Ele lembra quando ela chegou à cidade. Veio direto à igreja, se apresentou e disse haver sido enviada por um cardeal cujo nome ele fingiu conhecer, mas que não fazia ideia de quem fosse.

Mais preocupado em não levantar suspeitas, ele evitou fazer perguntas e sempre manteve uma relação distante e silenciosa com a moça.

Como não eram realizadas missas, Westwood imaginou que não haveria dificuldades em manter sua imagem de padre, afinal, pensava ele: "tirando as missas, um padre é um homem que come, dorme, caga e bebe como qualquer outro".

A verdade é que ele se precavia muito mais com Isabel Maria e outras carolas da cidade. Não havia ameaças dentro de suas muralhas, em sua concepção, e tudo estava sob controle, mesmo porque, a chegada de Lucretia tirou o padre da mira das beatas.

Mas, as palavras da freira continuam a ecoar: “...te ensino a ser padre”.

É preciso passar aquilo a limpo.

Irmã Bridget entra na igreja, suja de terra e carregando uma grande faca na mão direita. Talvez aquele não fosse o momento mais adequado para uma conversa, porém, qual o momento adequado para abordar uma freira com surtos psicóticos sobre o quanto ela sabe sobre suas mentiras?

Westwood olha para a freira, depois para o crucifixo e, como Jesus não se manifesta, decide que é melhor resolver logo essa situação.

— Imã Bridget. – chama ele, com voz controladamente calma. — Teria um momento para conversarmos?

A moça para e retorna. O padre, inconscientemente, leva uma das mãos à arma sob sua batina.

— Claro, senhor padre. O que o senhor deseja?

Westwood, medindo as palavras: — Precisamos falar sobre a história de eu... te ensinar a machucar... e você...

— Ensinar o senhor a ser um padre. – completa a moça, emendando, sem esperar uma reação de Westwood: — Por que, o senhor acredita que já está pronto para isso?
 

Texto Anterior Próximo Texto